Gráficos de Linhas

O que são? Os gráficos de linhas são indicados para mostrar tendências e evoluções de uma variável contínua em relação a outra variável do mesmo tipo. O mais comum é o gráfico de séries temporais, em que uma determinada variável é analisada ao longo do tempo e as unidades são dispostas cronologicamente no eixo horizontal (eixo das abcissas). O primeiro gráfico data do séc. X ou XI, mas só no fim do séc. XVIII surgiu na literatura. William Playfair foi responsável pela publicação do primeiro gráfico de linhas baseado em dados económicos. A reintrodução do sistema de coordenadas cartesianas em 1637 por René Decartes, responsável pela relação estabelecida entre uma linha e uma equação, enquadrou e deu corpo a este formato de representação de dados.

Como se constroem os gráficos de séries temporais? Por norma, no eixo das abcissas (xx) estão posicionados os períodos temporais e no eixo das coordenadas (yy) os valores das variáveis, sendo que a cada período temporal está associado um valor da variável, representado por um ponto no gráfico. A união dos pares de coordenadas (x,y) é feita através de uma linha por forma a sugerir continuidade. Mesmo que se descreva apenas um conjunto discreto de dados, a natureza contínua da variável possibilita a interpolação de valores. Por este motivo os gráficos de linhas não podem representar variáveis qualitativas.

Como se interpretam? A leitura dos dados em gráficos de séries temporais obedece a duas lógicas preferenciais: avaliação da tendência, crescente ou decrescente, da série de dados, e responder a perguntas do tipo: Em que período se localizou o maior aumento ou a maior diminuição? Quais foram os pontos de inflexão ou de inversão pontual da tendência? A escala logarítmica possibilita a comparação de séries cujos valores apresentam dimensões muito diferentes (ainda que os valores da escala deixem de poder ser lidos de forma direta). Em certas circunstâncias, deve ser equacionada a substituição destes formatos pelos gráficos de barras e gráficos de área.

grafico_linhas_q

Anúncios