Indicadores estatísticos

A cada tipo de dados podem associar-se uma ou mais representações adequadas (sejam elas gráficos, mapas,…), mas nem todas servem para os diversos tipos de dados.

Quais os tipos de variáveis mais utilizadas?

De acordo com o período de referência a que se reportam, os dados dividem-se em seccionais quando os valores se reportam a um período, ou temporais, quando envolvem valores relativos a vários períodos.

Independentemente de pertencerem a um ou mais períodos de tempo, os dados referem-se a variáveis que podem ser classificadas de acordo com a sua natureza em quantitativas e qualitativas.

  • As variáveis qualitativas dizem respeito a categorias ou modalidades: são nominais quando as categorias têm a mesma importância (ex: sexo feminino e masculino) e ordinais quando está subjacente uma ordem ou hierarquia das categorias (ex: ensino primário, secundário, superior);
  • As variáveis quantitativas subdividem-se em contínuas, quando podem assumir todos os valores de um intervalo (ex: peso ou altura)), ou discretas, quando assumem valores de um conjunto numerável;
  • unidade de medida das variáveis quantitativas pode ser em valores absolutos quando se referem a uma variável, ou em valores relativos quando se reportam ao resultado de uma relação entre variáveis.

E quando existe uma relação entre as variáveis? Quais os tipos de indicadores mais frequentes?

Proporções ou Taxas:  Peso relativo de um subconjunto no todo. A diferença entre proporção e taxa prende-se com o denominador: usam-se proporções quando se está perante uma população fixa (ex: censos); usam-se taxas quando se está perante uma população variável (ex: população média).

Índices ou Números-índice: Relação entre 2 estados de uma grandeza que pode variar:

  1. no tempo (ex: um determinado ano = 100);
  2. no espaço (ex: um certo país ou região= 100); ou
  3. de grupos de indivíduos para grupos de indivíduos (ex: nº de idosos por 100 jovens).

Relação Rácio entre subconjuntos mutuamente exclusivos de uma população (ex: Relação de masculinidade, i.e. nº de homens por 100 mulheres).

Problemas com análise e representação da informação estatística podem dever-se à dificuldade em distinguir entre:

  • Pontos percentuais e percentagens;
  • Variação absoluta e relativa;
  • Números-índice e índices de envelhecimento;
  • Variação homóloga e variação mensal/trimestral/anual;
  • Crescimento e aceleração (ou decréscimo e desaceleração)

paragrafo_blank

Anúncios