Pictogramas estatísticos

O que são? Os pictogramas são símbolos gráficos que representam uma imagem ou uma ideia. São considerados menos abstratos e, por essa razão, com mais poder comunicacional junto de um público com baixa literacia visual ou com pouco tempo para interpretar um gráfico mais complexo. A época dourada da estatística figurada ocorreu entre 1900 e 1930, e até em Portugal há registos de pictogramas estatísticos publicados nessa época pela Direção-Geral de Estatística que, mais tarde, deu origem ao Instituto Nacional de Estatística (INE).

Como se constroem? Os pictogramas estatísticos mais comuns associam uma forma à variável representada e variações proporcionais no tamanho dessa forma para refletir diferentes valores assumidos pela variável. Encontram-se frequentemente exemplos enganadores. Por exemplo, tendo por base uma figura que corresponde a um dado valor, o dobro desse valor nem sempre corresponde ao dobro da área dessa figura, mas sim ao dobro da altura e da largura em simultâneo, i.e. ao quádruplo da área. Os pictogramas estatísticos constituídos por formas unitárias são outra possibilidade: a cada elemento é atribuído um valor, existindo tantos elementos quanto a dimensão da variável e dificuldades com a representação das casas decimais.

As “Caras de chernoff” (inventadas por Herman Chernoff em 1973) são pouco conhecidas mas bem recebidas. São pictogramas multivariados visto que cada uma das componentes da face – olhos, boca, formato da cara – representa uma variável.

Uma opção gráfica com futuro? A utilização de pictogramas estatísticos caiu em desuso após 1930, com a diminuição do analfabetismo e o aumento da literacia gráfica. Mais tarde, os media recuperaram os ‘bonecos’ informativos; inicialmente para ilustrar as notícias e depois com um propósito informativo. A infografia, disseminada a partir do séc. XXI quer nos jornais, quer na internet, tem vindo a apostar na estatística figurada na sua vertente estática ou animada. Estes são seguramente formatos a ter em conta caso se queira atrair e reter os leitores, principalmente se reproduzirem elementos conhecidos (figuras humanas, caras, animais, objetos, etc.).

pictogramas_q

Anúncios