Cursos, Formação e Consultoria

2016 Instituto para as Políticas Públicas e Sociais – ISCTE-IUL  seta_link_neg“Curso de especialização em COMUNICAÇÃO VISUAL DE INFORMAÇÃO– Coordenação executiva e docência –
60 horas/18 ECTS.

2016 e 2015  Instituto Nacional de Estatística – Curso de formação de 6 horas aos técnicos do Instituto sobre “Os gráficos nossos conhecidos? Revisitação dos principais problemas inerentes à construção de gráficos estatísticos”.

2016 e 2015 Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa – Módulo de 6 Horas sobre “Exploração de dados e Gráficos estatísticos” no Mestrado em Design de Comunicação (disciplina de Design de Informação Interativo).

2016 e 2015 Gabinete de Planeamento e Políticas -Ministério da Agricultura – Curso de 6 horas aos técnicos do Gabinete sobre “”Representação de informação e Análise crítica de publicações de dados estatísticos”.

2015 Instituto para as Políticas Públicas e Sociais – ISCTE-IUL  seta_link_negCurso de especialização em COMUNICAÇÃO VISUAL DE INFORMAÇÃO” – Coordenação executiva e docência –
40 horas/12 ECTS.

2014  Instituto Gulbenkian – Lisboa – Consultoria técnica e assessoria infográfica (Publicações “Relatório e Contas 2013 (e 2014)” e “2013 (e 2014) em destaque”).

2014  Brasil, Universidade Federal da Bahia – Salvador da Bahia – Curso de formação “Desmistificando a análise e representação de dados: da estatística básica à análise multivariada” para alunos de pós-graduação, em conjunto com Cícero Roberto Pereira (ICS-UL) (32 horas de duração total: um dia e meio dedicado às questões gráficas e três dias à análise de dados).

2014 Gabinete de Planeamento e Políticas -Ministério da Agricultura – Curso de 6 horas aos técnicos do Gabinete sobre “”Análise crítica [das publicações do GPP] e construção de gráficos [ com o Excel]”.

2013 Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa seta_link_negMódulo 3: Introdução à visualização de informação: da análise de dados à comunicação gráficaem conjunto com Pedro Almeida da Faculdade de belas Artes da Univ. Lisboa na seta_link_negV Escola de Verão em Métodos Avançados de Análise de Dados.

2013  Instituto Nacional de Estatística – Curso de formação de 6 horas aos técnicos do Instituto sobre “Os gráficos nossos conhecidos? Revisitação dos principais problemas inerentes à construção de gráficos estatísticos”.

2013  Gabinete de Planeamento e Políticas – Ministério da Agricultura – seta_link_negCurso de formação de 6 horas aos técnicos do Gabinete sobre “Representação gráfica de informação estatística”.

2011 – seta_link_negCertificação de aptidão de formador pelo IEFP, Instituto de Emprego e Formação Profissional

2011 – Observatório do QREN – QREN – Curso de formação de 6 horas aos técnicos do Observatório sobre “Representação gráfica de informação estatística”.

2011 e 2010 – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Seminário de 3 Horas para alunos de doutoramento em História Contemporânea

2010 – Gabinete de Planeamento e Políticas – Ministério da Agricultura – Curso de formação de 6 horas aos técnicos do Gabinete sobre “Representação gráfica de informação estatística”.

2009 – Centro de Sondagens (CESOP) – Universidade Católica Portuguesa – Curso de formação de 15 horas aos técnicos do Centro de Sondagens sobre “Representação gráfica de informação estatística”.

2006 – LUSA / IFEA (Instituto de Formação Empresarial Avançada) – Curso de Especialização em Jornalismo Económico – sessão: “Estatísticas: como lê-las e transformá-las em notícia” Moderação: Jorge Fiel, à data editor do suplemento de economia do jornal Expresso.

Deixe um comentário